Ewald Filho foi internado no dia 23 de maio aps sofrer um desmaio seguido de uma queda de escada rolante. Ele passou por um tratamento cardiolgico e das fraturas decorrentes da queda, mas no resistiu.
Nascido em Santos, Rubens Ewald Filho assistiu a mais de 37 mil filmes. Comeou a carreira no jornal A Tribuna, de Santos, em 1967.
Em mais de 50 anos de carreira, passou por alguns dos maiores veculos de comunicao e emissoras de TV no pas.
Seu primeiro trabalho como autor de novelas foi ramos seis, adaptao para a TV Tupi do romance homnimo de Maria Jos Dupr em 1977. Escreveu a novela com Slvio de Abreu.
No ano seguinte, mudou-se para a TV Globo e escreveu Gina, outra adaptao de Maria Jos Dupr. Tambm autor de "Drcula, Uma Histria de Amor", "Iai Garcia" e Casa de Penso, entre outras.
Como ator, participou dos filmes "Amor Estranho Amor", A casa das tentaes, "Independncia ou Morte", As gatinhas e A herana.
Ele foi grande responsvel por popularizar o papel de crtico, ao falar de maneira mais tcnica sobre filmes em vrios canais da TV. Trabalhou na Globo, SBT, Record e Cultura.
Na TV por assinatura, comentou filmes na HBO, Telecine e TNT, sua emissora mais recente. No canal, participava da transmisso das maiores premiaes, incluindo o Oscar.
Alm da crtica, escreveu livros como "Dicionrio de cineastas" e atuou como consultor em projetos como o Plo de Cinema de Paulnia (SP), entre outros.
Rubens escreveu os roteiros de "A rvore dos sexos" (1977) e "Elas so do baralho" (1977), filmes dirigidos por Abreu.
Todo seu conhecimento sobre cinema Rubens Ewald Filho deixou registrado tambm em livros como "Dicionrio de Cineastas", "Cinema com Rubens Ewald Filho", "Os 100 Maiores Cineastas", "O Oscar e eu" e "Os 100 Melhores Filmes do Sculo 20".
Crtico de cinema Rubens Ewald Filho Foto: Reproduo/TV Tribuna



COMENTARIOS